Os 5 elementos de um logo eficaz

26 de nov de 2013 | Design, Publicidade

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Por que o seu negócio precisa de um logo? E por que você deveria procurar um especialista ao invés de tentar fazer logotipos on line?

Um logo é uma parte significativa na hora de criar e espalhar uma marca. Sua marca diz a seus clientes quem você é e porque é relevante na vida deles. O logo é importante nesses dois conceitos, pois funciona como representação da identidade de sua empresa, e também como um símbolo que identifica seus serviços ou produtos.

Antes de tudo determine sua identidade

O primeiro passo então é determinar a identidade de sua marca. Comece se fazendo essas perguntas:

  • A qual segmento meu negócio faz parte?
  • Que produtos ou serviços oferece?
  • Quem são meus clientes?

Depois de responder a essas perguntas você terá um melhor entendimento de sua marca e poderá começar a pensar na melhor maneira de representá-la como um logo., e para que esse seja certeiro e eficaz existem 5 elementos muito importantes que serão enumerados a seguir.

Os 5 elementos 

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 Relevante

Primeiramente, um logo tem que ser relevante. Não precisa ser a representação literal de seu negócio, mas tem que ter alguma relevância para um ramo em particular, assim como deixar em evidência para potenciais consumidores o porquê da marca ter importância para eles.

starbucks

Quando o Starbucks se estabeleceu em Seattle em 1971, os três fundadores queriam refletir no logo a história do café da marinha e coisas que o relacionavam ao porto de Seattle. O nome Starbuck’s foi tirado do livro Moby Dick, enquanto a sereia sedutora foi escolhida para representar a marca. Agora a empresa confia tanto no seu logo, que até tirou o nome da franquia dele.

Visível

Em segundo lugar, seu logo precisa ser visível. Pense em um lugar lotado, ele precisa causar impacto e se destacar na multidão.

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O arco de ouro do Mcdonald’s era inicialmente uma parte física do design do restaurante, que vista de cima parecia a letra M estilizada. Se tornou parte do logo a partir de 1962 e desde então tem sido espalhado pelo globo terrestre por 119 países. A cor amarela brilhante e o formato simples fazem desse logo impactante e muito visível.

Distintivo

Em terceiro lugar, seu logo precisa se distinguir dos demais. Se seus potenciais clientes não conseguem lembrá-lo ou descrevê-lo para outros potenciais clientes então você tem um problema.

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Embora simples, o logo da maçã é imediatamente reconhecido como símbolo da Apple. Ele contrasta com o logo original, que era muito complicado a ponto de ser considerado chato.

Adaptável

Em quarto lugar, seu logo precisa ser adaptável. Ele funcionará tão bem em preto e branco quanto funciona colorido? Ele é maleável, ou é tão complicado que detalhes serão perdidos se diminuído?

Nike

O Swoosh da Nike foi introduzido em 1971, para marcar seus tênis esportivos. Desde então tem sido usado em milhares de produtos esportivos, desde bolas de futebol até bonés de baseball. Independentemente de em que cor ou tamanho esteja, o logo é sempre extremamente identificável.

Atemporal

Finalmente, seu logo precisa ser atemporal. Ele não pode parecer desatualizado, mas também não pode parecer tão tendencioso a ponto de passar má impressão.

underground

O logo da London Underground apareceu nos anos 1908 como um disco vermelho com uma linha horizontal azul no meio, e o nome da marca escrito em branco. Em 1917, o disco vermelho se tornou um círculo, houve uma troca de fonte e o logo permanece assim desde então. Para um design de quase 100 anos, ele ainda é tão eficaz nos dias de hoje, quanto costumava ser décadas atrás.

Adaptado de The Logo Cº

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por Procriativo - ( )

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