Exercendo a criatividade: Designers e projetos diferenciados

28 de out de 2011 | Design, Publicidade

sua_cor_final

 

Ok, não é segredo pra ninguém, mas quando se trabalha com a mesma coisa todos os dias acaba-se criando uma rotina de trabalho.
Como qualquer tipo de rotina em nossas vidas, hora ou outra as coisas começam a ficar automáticas, e isso não é bom.

Não posso falar por todas as áreas profissionais, o que posso falar é por mim, um designer que trabalha com criação de layouts para sites e relacionados praticamente todos os dias, e por alguns designers que conheço. A visão que tenho disso, da rotina de trabalho, é que, sendo um profissional criativo, o produto final sempre sai de uma forma diferente, mas o processo ainda é o mesmo, é uma rotina, e as vezes ela é cansativa e acabamos caindo na mesmice, acabamos criando um vício de design, digamos assim.
É inevitável. Assim como o bloqueio criativo, se você trabalha todos os dias com os mesmo tipos de projeto, vai chegar a hora em que a rotina vai atingir seu processo criativo diário.

Porém, a solução é simples e mais próxima do que a gente imagina.

Dentro do design, acredito, o projeto mais prazeroso que se pode ter é… bom, qualquer coisa experimental. Isso pode ser um projeto pessoal, um projeto interno da sua agência ou, de repente, um free-lance para clientes diferenciados.
Um projeto diferenciado, dentro de uma rotina, é onde o profissional pode se dar a liberdade de experimentar idéias que normalmente não encaixariam em um projeto corporativo. Brincar com tipografia, misturar efeitos diversos, quebrar barreiras comuns. Projetos diferenciados te tiram da zona de conforto, e pensar em brincadeiras experimentais podem até te tirar de um bloqueio criativo e te colocar nos trilhos naquele projeto empresarial.

Tente fotos, projetos externos, composições abstratas, desenhos absurdos. Permita-se abusar das suas próprias idéias loucas em todos os tipos de projeto de tempos em tempos. Sua rotina não vai ser a mesma, e suas idéias, acredite, vão fluir com ainda mais naturalidade.

Acredito que projetos diferenciados são ideais, e importantes, para todos os profissionais criativos. Todos deveriam se arriscar a experimentar mais entre um projeto comercial e outro. Expanda seus limites e saia da rotina… Mas sem deixar o trabalho de lado, é claro!

Posts relacionados

Postado em Design, Publicidade
por Procriativo - ( )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *